Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Famalicão lança Fóruns Comunitários para debater os problemas atuais

O auditório da Associação Teatro Construção, em Joane, acolhe no próximo dia 14 de Março, pelas 18h30, o primeiro Fórum Comunitário, uma iniciativa promovida no âmbito da Rede Social Concelhia de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa pretende envolver e mobilizar os cidadãos, os empresários, as instituições, as associações, as juntas de freguesia e todas as forças vivas da sociedade, na promoção de um debate que proporcione uma reflexão sobre os desafios colocados atualmente às comunidades locais nas mais diversas áreas como ambiente, economia, saúde, demografia, educação, coesão, pobreza, etc.
No Ano Europeu dos Cidadãos, a iniciativa pretende, acima de tudo, transformar cada cidadão num verdadeiro agente da mudança. Ao todo, decorrerão onze Fóruns Comunitários por todo o concelho, organizados pelas respetivas Comissões Sociais Inter-Freguesias.
Na apresentação dos Fóruns Comunitários, que decorreu na Casa das Artes, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, afirmou que “as Comissões Sociais Inter-Freguesias foram uma inovação social, constituindo-se como uma oportunidade, como uma plataforma de encontro e cooperação das entidades locais: juntas de freguesia, ipss, escolas, extensões de saúde, conferências vicentinas, entre outros, procurando resolver problemas e encontrar soluções.” E acrescentou: “Hoje é inegável a força e capacidade da rede social, como uma extensa rede de pessoas, distribuídas por todo o concelho, autênticos vigilantes sociais, “salva-vidas”, sinalizando situações, prevenindo riscos, atendendo a emergências.” No entanto, “agora é chegada hora de refletirmos sobre o nosso trabalho, de redimensionarmos baterias, de redefinirmos estratégias, em resposta a um contexto social particularmente exigente e difícil na área social”.
E neste contexto, “que lançamos os “Fóruns Comunitários 2013” que pretendem incutir uma maior dinâmica de trabalho das comissões sociais, com novos desafios e responsabilidades”, realçou o edil.
Armindo Costa aproveitou a presença dos vários responsáveis das Comissões Sociais para fazer um apelo: “Mobilizem o maior número de pessoas e instituições” para estes fóruns, pois “quantos mais estivermos envolvidos neste grande desafio, mais forte será a capacidade de resposta e mais forte será a comunidade”.

FAMALICÃO À FRENTE
A apresentação dos Fóruns Comunitários contou ainda com a presença da professora Helena Areias, da Universidade Católica, que estudou a Rede Social de Famalicão. Para a responsável em matéria de coesão social, a nível das políticas implementadas, as Comissões Socias Inter-Freguesias representam algo que não há paralelo na União Europeia o que faz com que “Portugal se apresente à frente de qualquer outro parceiro e que, no país, Famalicão está ainda mais à frente pois é reconhecido como uma das melhores Redes Sociais a funcionar”.
Refira-se que Vila Nova de Famalicão é um dos concelhos do país com cobertura completa do território por Comissões Sociais Inter-Freguesias, envolvendo entidades de todas as localidades em prol do desenvolvimento social da população, constituindo-se como base incontornável da rede social concelhia.
Filomena Lamego

Sem comentários: