Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Informar e sensibilizar para combater o tráfico de seres humanos

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento promovem no próximo dia 14 de Março, a partir das 14h30, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, um workshop dedicado ao tema “Tráfico de Seres Humanos e Exploração Laboral”. A iniciativa tem como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar para o trabalho em rede de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos e exploração laboral.
De acordo com o programa do evento, a abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Armindo Costa. Segue-se a intervenção de Ana Teixeira, coordenadora de projeto na OIKOS, que fará a apresentação do projeto “Mãos (re)forçadas: contra o tráfico de seres humanos e exploração laboral: objetivos, atividades e resultados intermédios”. Segue-se a coordenadora pedagógica da OIKOS Ana Rodrigues com o tema “O tráfico de seres humanos: conceito, tipologia, ciclo, crimes conexos e situação em Portugal”. Pelas 15h45, é a vez do Inspetor-Chefe da Diretoria do Norte da Policia Judiciária falar sobre “Portugal como país de destino, trânsito e origem de tráfico de seres humanos”. De seguida serão debatidos fatores e situações potenciadoras de vulnerabilidade ao tráfico de seres humanos e como prevenir e combater o tráfico de seres humanos e apoiar e proteger as suas vítimas.
Este workshop destina-se essencialmente aos agentes considerados estratégicos para o reconhecimento, identificação, denuncia e encaminhamento de potenciais vítimas de tráfico, nomeadamente autarcas, dirigentes de entidades da sociedade civil, técnicos sociais e de saúde, entre outros.
Tendo em conta o contexto de crise económica e financeira, são cada vez mais os cidadãos que procuram na emigração uma melhoria para as suas condições de vida. Portugal pela sua privilegiada localização constitui também uma plataforma migratória preferencial para a procura de trabalho em território nacional ou europeu. Qualquer uma destas situações requer uma especial atenção por parte das autoridades.
Hoje em dia, um dos maiores desafios do combate ao tráfico humano reside na capacidade de reconhecer este crime e de sinalizar, proteger e apoiar as sua vítimas.
Filomena Lamego

Sem comentários: