Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mulheres trabalhadoras do município visitaram monumento de Gavião

Um grupo de mulheres trabalhadoras da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão visitou no passado sábado, dia 9, o monumento em homenagem à mulher, construído em 2006, junto à rua 8 de Março, em Gavião, onde foram presenteadas com uma rosa.
As mulheres que desempenham funções na Câmara Municipal realizam anualmente um convívio, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que este ano incluiu no programa uma paragem em Gavião, junto àquele monumento, que a maior parte das senhoras não sabia tratar-se de um monumento em homenagem à mulher.
No local foram recebidas por alguns membros da Direção da associação Milho D’Oiro e pelos membros da Junta de Freguesia, que lhes deram as boas-vindas.
O presidente da Direção desta associação cultural e artística de Gavião, Sérgio Marques, explicou o significado do monumento, constituído por um “M”, que simboliza “Mulher”, construído junto à rua 8 de Março, no lugar da Castelhana, em Gavião, por iniciativa desta associação, com o apoio da Junta de Freguesia, o qual, segundo aquele dirigente associativo, terá sido o primeiro com cariz histórico e associado ao Dia Internacional da Mulher, a ser construído em Portugal.
Sérgio Marques sublinhou a importância que o acontecimento assinalado pelo 8 de março tem para a Milho D’Oiro, tanto assim que na altura da inauguração do monumento, promoveu várias iniciativas alusivas ao mesmo, entre as quais uma conferência com a participação de  Manuela Silva, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e  Deolinda Machado, membro do Conselho Nacional da CGTP Intersindical. Lembrou ainda que a obra de arte foi concluída por 20 mulheres de todas as idades e estratos sociais e com responsabilidades a nível nacional, uma das quais estava neste grupo.
Sérgio Marques ofereceu-lhes, de seguida, uma rosa, como se diz no início deste texto, como forma de reconhecimento e gratidão pelo papel que elas desempenham na sociedade.
António Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Gavião também lhes deu as boas-vindas, e disse que era uma grande satisfação receber as trabalhadoras do município no monumento em homenagem à mulher, porque as mulheres merecem que se recorde a sua luta pela consagração dos seus direitos.
Manifestando uma grande satisfação e alegria pela surpresa, as mulheres trabalhadoras do município agradeceram e disseram que estavam muito orgulhosas por terem no seu concelho, concretamente em Gavião, um monumento de tão grande significado e comemorativo de acontecimento tão importante.
Esta obra de arte localiza-se no lugar da Castelhana, em Gavião, junto à estrada para Mouquim, enquadrada com a rua 8 de março.

Sem comentários: