Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Presidente da República inaugurou novas instalações da LEICA em Famalicão

“Não somos melhores nem piores, somos únicos”. O lema da LEICA foi hoje confirmado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, na inauguração das novas instalações industriais da LEICA Portugal, situadas na freguesia de Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão. Cavaco Silva, que esteve acompanhado pela administração da empresa alemã e portuguesa, pelo ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, teve a oportunidade de descobrir o processo de fabrico de produtos ópticos de topo, “que mais ninguém faz”, entre os quais se conta a mais famosa máquina fotográfica do mundo.  
 Cavaco Silva  classificou o momento, como “um marco muito importante para Portugal, muito particularmente para Vila Nova de Famalicão, sinal de confiança no futuro da economia portuguesa”. As novas instalações industriais da LEICA resultam de um investimento de 22,5 milhões de euros e vão substituir a antiga fábrica, localizada na freguesia de Antas, também concelho de Vila Nova de Famalicão, que já não correspondiam às necessidades e potencial de crescimento da empresa.  
 “Terão que ser estes exemplos a iluminar a estrada do futuro, a marcar o compasso de um país que tem potencialidades naturais e humanas absolutamente extraordinárias”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, enquanto revelava os esforços bem sucedidos qua a autarquia desenvolveu para segurar a empresa em território concelhio, depois de rumores surgidos há alguns anos, quanto a uma  eventual deslocalização da empresa para o leste europeu.
 Carlos Mira, administrador da empresa, explicou o carácter único da produção da empresa, agradeceu à Câmara Municipal e à cidade o acolhimento e falou com confiança no futuro da empresa em Portugal. Por sua vez, o embaixador da Alemanha em Portugal, Helmut Elfenkämper, referiu-se à abertura das novas instalações como um “momento notável” de uma marca que, após 100 anos de actividade conserva todo o seu brilho. Quanto ao investimento agora realizado, o diplomata alemão fala numa “prova de confiança em Portugal e na sua capacidade de trabalho”.
 Recorde-se que a nova unidade fabril da LEICA, que conta com 720 trabalhadores, ocupa uma área de  52 mil metros quadrados, dos quais 13,6 mil metros quadrados são para a área de produção.
 O volume de negócios da empresa entre 1 de abril de 2010 e 31 de março de 2011 ascendeu a 37,6 milhões de euros, sendo o valore previsional de 2012 de 40 milhões de euros.

Sem comentários: