Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Aprovados o relatório e contas de 2012 Associação Gerações atingiu 300 utentes por mês

A Associação Gerações aprovou, no passado dia 18 de Março, em Assembleia Geral, o Relatório de Actividades e a Conta de Gerência relativos ao ano de 2012.
Nos documentos salienta-se que vivemos tempos difíceis, tempos de desemprego, tempos de muita amargura e sobretudo tempos em que a esperança parece já não ter lugar, mas que é neste contexto de dificuldades que afectam as pessoas, as famílias e a sociedade em geral que as instituições privadas de solidariedade social são chamadas a estar cada vez mais presentes na vida das pessoas, dando o seu contributo fundamental para esbater e atenuar os efeitos de uma crise que atinge toda a comunidade.
A Associação “Gerações”, apesar desta envolvente salpicada de negro, conseguiu, ao longo de 2012, manter as suas respostas sociais dentro de níveis de grande qualidade, reforçando até a sua acção em segmentos essenciais para as pessoas, designadamente no que toca a apoios sociais diversificados dirigidos para as crianças, para os jovens, para os idosos e para as famílias.
A “Associação Gerações” tem como objectivo promover e defender o bem-estar da população, principalmente daqueles que mais necessitam, proporcionando serviços de qualidade, através da manutenção e gestão de estruturas de base social, educacional, cultural, lúdico, desportivo e recreativo. Tem sido assim desde 1999, primeiro como “Associação de Ludotecas de Famalicão” e agora como “Gerações – Associação de Educação, Solidariedade e Serviços”.
       Desde Julho de 2004, que a Associação “Gerações” tem a funcionar uma sala vertical de Educação Pré-Escolar, com capacidade para 25 crianças. No ano lectivo de 2008/2009, o acordo foi alargado, tendo sido criada uma nova sala que permite que a resposta atinja 50 utentes.
       Desde Setembro de 2005, a Associação tem em funcionamento três salas de Creche: Berçário, Creche 1 e Creche 2, com capacidade total para 45 crianças.
       Os períodos de férias escolares e as pausas lectivas são momentos igualmente importantes na vida da Instituição. Nestes períodos, a necessidade de acolhimento das crianças é maior, logo, a resposta criada deve ser a mais diversificada e atractiva possível. Assim, a “Associação Gerações” organiza anualmente as “Ludoférias” do Natal, da Páscoa e do Verão, um conjunto de actividades lúdicas e de lazer, em contacto com a natureza, que garantem uma ocupação didáctica dos tempos livres.
O Centro Comunitário, enquanto unidade de intervenção aberta para o exterior, engloba um leque de actividades e respostas diversificadas, de acordo com as expectativas sociais, nomeadamente serviços de psicologia, serviços de educação parental, o clube sénior, o centro educativo, a loja social “Mão Amiga”, entre outros serviços de apoio social e educativo de apoio à comunidade e tem 200 utentes.
No total, são cerca de 300 por mês os utentes directos e permanentes dos serviços da “Gerações”. É para eles que a associação trabalha e é para eles que a “Gerações” inova todos os dias. Foi isso que aconteceu em 2012 e é isso que vai continuar a acontecer no futuro, com a Associação Gerações a afirmar-se como um pilar essencial da solidariedade social no Município de Vila Nova de Famalicão.
De salientar que as contas de 2012 apresentam um resultado positivo de cerca de vinte e nove mil euros, motivado por uma redução dos custos e implementação de medidas de poupança, uma vez que os proveitos também sofreram um decréscimo ao longo do ano 2012. Este resultado é reflexo do esforço e dedicação de todos os colaboradores e órgãos dirigentes da Associação Gerações.
Mário Martins, Presidente da Direcção

Sem comentários: