Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cruzeiro Seixas sugere comédia de Charles Chaplin

É já na próxima sexta-feira que a Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, acolhe mais uma sessão da iniciativa “Um Livro, Um Filme”. O convidado é o Mestre Cruzeiro Seixas e o filme escolhido é “O Grande Ditador” uma comédia dramática e sátira crítica de 1940, dirigida por Charles Chaplin. “Um Livro, Um Filme” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com entrada livre, que decorre habitualmente no final de cada mês, pelas 21h30, e conta, sempre, com a presença de uma figura pública que escolhe um filme para apresentar e comentar.
Neste filme Charles Chaplin satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin. Na ocasião do seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial.
Cruzeiro Seixas é um "homem que pinta" (a designação de pintor aborrece-o) e poeta português, militante do movimento artístico surrealismo de meados do século XX. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde conheceu Mário Cesariny e com quem frequentou o Grupo Surrealista de Lisboa. Mais tarde, adere ao antigrupo (dissidente) "Os Surrealistas", fundado por Cesariny e a que pertenciam também António Maria Lisboa, Risques Pereira, Pedro Oom, Fernando José Francisco e Mário Henrique Leiria. Em 1950 parte para África, como marinheiro mercante, fixando-se em Angola em 1952, onde no ano seguinte expõe individualmente pela primeira vez em Luanda, regressando a Portugal em 1964.
Recorde-se que Cruzeiro Seixas doou a totalidade da sua coleção à Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão, para a constituição do Centro de Estudos do Surrealismo. Recentemente, mudou a sua residência para Vila Nova de Famalicão  para se estar mais perto da sua obra, que considera como “elementos da sua família”.
A entrada é gratuíta.

Sem comentários: