Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 26 de março de 2013

“EMPRESA NA ESCOLA” CONDUZ A CONFERÊNCIA SOBRE “EMPREGO”

O projeto “Empresa na Escola” permitiu ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos organizar uma conferência subordinada ao tema “Emprego – como o encontrar e manter”, dirigido aos encarregados de educação.
Depois de no ano anterior ter tido uma incidência fortemente orientada para o trabalho com os alunos na área do empreendedorismo e da orientação vocacional,a colaboração da “Amândio Carvalho, SA”, parceira do Agrupamento neste projeto, começou este ano por ser direcionada para os pais, numa área que está na ordem do dia, mas prevê ainda novos desenvolvimentos, de novo com os alunos e como contributo para a preparação da opção formativa a tomar no final do 3ºciclo.
Desta feita, o Agrupamento contou ainda com a participação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) - Centro de Emprego de Famalicão na organização da iniciativa e assim, no dia 12 de março, cerca de setenta encarregados de educação ouviram atentamente as sugestões e orientações do Engº Leandro Covas, Diretor de Recursos Humanos da “Amândio Carvalho, SA” e da Dra. Elisabete Pereira, representante do IEFP.
Usando exemplos com que tem contactado ao longo da sua vasta experiência profissional, o Dr. Leandro abordou a questão da apresentação dos trabalhadores no mercado de trabalho, destacando o papel do “curriculum vitae” e os cuidados a ter na sua elaboração; abordou também a forma de se apresentarem a uma entrevista e o que fazer para se prepararem para a mesma; por fim conduziu a reflexão para a atitude a ter numa empresa para se procurar manter um emprego.
Já a Dra. Elisabete começou por fazer um enquadramento do papel do IEFP na ajuda às pessoas que ficam desempregados ou às que querem mudar de emprego, evidenciando um conjunto de medidas recentes de apoio às empresas para criação de emprego e para os trabalhadores em situação de desemprego; deu nota das várias formas que o Centro de Emprego disponibiliza na ajuda à procura de emprego e na área de formação dirigida a desempregados e como obter informação nestas áreas, particularmente através do sítio de internet do IEFP (www.iefp.pt); concluiu a sua intervenção abordando as condições oferecidas para a criação do próprio emprego, alertando para os compromissos que os interessados assumem nestas situações.
Nesta atividade é também de destacar o papel dos alunos, desde o 1.º até ao 9.º ano, que fizeram um interessante acolhimento aos participantes, primeiro com um bonito nº de dança em “flash mob” (aglomeração instantânea de alunos no hall de entrada para realizar uma dança previamente combinada, dispersando-se depois tão rapidamente quanto se reuniram) e depois com a excelente apresentação dos trabalhos vencedores do concurso de leitura expressiva, já na “Sala Mais”, local da conferência. Parabéns a todos e às professoras coordenadoras destes dois projetos.

Sem comentários: