Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Jornalistas da SIC apresentam “Sobreviventes” em Famalicão

As jornalistas da SIC Lúcia Gonçalves e Cristina Freitas vão estar hoje, dia 15 de março, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, para apresentar o livro “Sobreviventes”, uma edição da Guerra e Paz com o apoio do Clube do Livro SIC.
A partir da série homónima exibida na SIC,, Lúcia Gonçalves e Cristina Freitas contam-nos seis histórias dramáticas de portugueses que se viram confrontados com inesperados e trágicos acontecimentos. Homens e mulheres com existências banais e que, em dado momento da sua vida, tiveram de enfrentar decisões críticas. A sua dimensão humana é-nos revelada através das suas lutas interiores, os seus esforços desesperados para se salvarem e, nalguns casos, para salvarem outros. São casos inspiradores e reveladores das capacidades da natureza humana. Os seus exemplos lembram-nos a todos que a esperança, a coragem, a resistência, o espírito de sacrifício são os ingredientes que podem fazer a diferença nos momentos chave da vida de cada um de nós, ou de um país.
Diz-se que a esperança é a última a morrer. Sobreviventes é o livro onde a esperança de todos nós volta a nascer.
No prefácio do livro, o bispo D. Manuel Martins afirma “Quem começa uma leitura destas não desiste mais. Sente-se preso por dentro. Leia, por favor, e sem perda de tempo, que não vai arrepender-se.”

Biografia das autoras
Lúcia Gonçalves estudou na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Mas a sua vida profissional começou antes disso. Aos 17 anos entrou para o jornal O Primeiro de Janeiro. Passou depois pela Rádio Nova e Rádio Festival. Até que em 1996 foi contratada pela SIC. Nesta estação tem feito cobertura dos mais variados assuntos no país e no estrangeiro. Moderou debates sobre temas tão diversos como a despenalização do aborto e eleições autárquicas. Conduziu entrevistas com os mais diversos protagonistas em distintos espaços de informação. É desde há oito anos editora executiva adjunta da SIC. Pelo seu trabalho com a série de programas Vencer o Cancro foi distinguida com o Prémio Convergência Impresa 2009. Em Novembro de 2010 lançou o livro homónimo.
Cristina Freitas estudou Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade Porto. Depois de concluir o estágio curricular na divulgação da SIC no Porto, é convidada para assegurar a informação de trânsito na Edição daManhã da SIC Notícias. Nos últimos seis anos, o seu percurso profissional foi crescendo na SIC como repórter na informação diária. Integrou a equipa do programa Vencer
o Cancro da SIC Notícias e a rúbrica Sobreviventes do Jornal da Noite da SIC. Em 2010, foi distinguida com o Prémio Novartis Oncology.

Sem comentários: