Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Museu Bernardino Machado debate a educação nova (1882-1935)

Prossegue nesta sexta-feira, dia 15, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, o ciclo de conferências “Pedagogos e Pedagogia em Portugal”. O convidado é o Mestre Manuel Henrique Figueira, que vai debater o tema “Educação Nova: escolas novas e influência na escola pública (1882-1935)”. Com entrada livre, e a entrega de certificado de presença, este Ciclo de Conferências, promovido pela Câmara Municipal aguarda acreditação do Centro de Formação Científica para os professores das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
Professor do Ensino Secundário e Mestre em Ciências da Educação (especialidade História da Educação), Manuel Henrique Figueira tem-se dedicado ao estudo da Educação Nova em Portugal, tendo organizado e catalogado o Espólio do pedagogo Álvaro Viana de Lemos (1881-1972), propriedade do Movimento da Escola Moderna (associação de formação cooperada de professores), a partir do qual publicou: Sobre a Educação Nova: Cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941), Lisboa: Educa, 1995 (em co-autoria com os Prof.s António Nóvoa e António Candeias); Um Roteiro da Educação Nova em Portugal: Escolas Novas e Práticas Pedagógicas Inovadoras (1882-1935), Lisboa: Livros Horizonte, 2004 (tese de mestrado). Prepara a publicação de um 3.º volume com o título provisório Educação Nova em Portugal: A correspondência internacional de Álvaro Viana de Lemos (1924-1941), um acervo de 184 cartas com pedagogos tão diversos como Adolphe Ferrière (53 cartas), Célestin Freinet, (23 cartas), Ovide Decroly, Pierre Bovet, Maria Boscheti-Alberti, Roger Dotrens, Lorenzo Luzuriaga, Agustín Nieto Caballero, e Jacobo Orellana Garrido.
Colaborou noutros projectos de História da Educação, de que se destacam: ”Liceus de Portugal”: Histórias, Arquivos, Memórias, Porto: Edições ASA, 2003 (com 4 monografias de liceus); Dicionário de Educadores Portugueses, Porto: Edições ASA, 2003 (com 15 biografias de educadores), ambos sob a coordenação do Prof. António Nóvoa; Memórias do Liceu Português, Lisboa: Livros Horizonte, 2006, sob a coordenação da Prof.ª Sara Marques Pereira (um relato vivencial da sua passagem pelo liceu como aluno) e Liceu de Bocage - Setúbal (1857-1974): histórias e memórias, Setúbal: Escola Secundária de Bocage, 2007 (no âmbito da história local).

Sem comentários: