Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Loja Social da Associação Gerações“Mão Amiga” apoia 150 pessoas por mês

Ao completar dois anos de actividade, a Loja Social “Mão Amiga”, da Associação Gerações, na Avenida Marechal Humberto Delgado, apoia por mês cento e cinquenta pessoas do Concelho de Vila Nova de Famalicão. Destas pessoas, a maioria integra núcleos familiares estáveis, enquanto outras são apoiadas a título individual.
Em termos do número de famílias, verifica-se um aumento substancial relativamente àquelas que, em média, eram apoiadas mensalmente em 2012. O número passou de vinte para trinta, o mesmo se verificando nos apoios pontuais a pessoas que recorrem à “Mão Amiga” nos meses em que estão com maiores dificuldades.
As famílias apoiadas continuam a ser maioritariamente famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, famílias em que só um cônjuge se encontra a trabalhar, enquanto que o outro ou está a receber o subsidio de desemprego ou então não aufere nenhum rendimento, idosos com reformas baixas e famílias monoparentais, onde só existe um vencimento para pagar todos os gastos familiares. Geograficamente continuam a ser também os residentes nas freguesias de Antas, Calendário e Vila Nova de Famalicão aqueles que mais recorrem à “Mão Amiga”, havendo também alguns casos das freguesias de Vale de São Cosme e Requião.
         Ao longo de todo o ano os produtos entregues com mais regularidade são massas, arroz, farinha, leite, manteiga, azeite, óleo, bolachas, cereais, dependendo dos bens que são doados à Gerações que os procura repartir de forma justa pelas famílias. Os produtos mais solicitados são produtos essenciais para a alimentação como leite, cereais, bolachas, conservas de sardinha e atum e salsichas, azeite e açúcar.
         De salientar que começa a sentir-se uma grande procura de roupa, sobretudo de roupas para bebés e crianças pequenas, um indicador das dificuldades que as famílias jovens têm em aceder a estes tipo de bens essenciais para a família. Nos últimos meses, o “stock” da “Mão Amiga” tem sido sucessivamente renovado, fruto da grande procura existente neste domínio. 
Na época natalícia que passou a Gerações conseguiu entregar algumas dezenas de cabazes a outras tantas famílias, cabazes compostos por bacalhau, bolo-rei, açúcar, arroz, aletria, massa esparguete, massa de cotovelos, pevide, bolachas, cereais, óleo, azeite, farinha, leite, feijão, atum, salsichas, sumo e uma garrafa de vinho. A entrega destes cabazes só foi possível porque a Gerações teve o apoio de patrocinadores.
No ano de 2013, à semelhança do que já aconteceu em 2012, e tendo a percepção, pelos indicadores já analisados de Janeiro e de Fevereiro, que a procura de bens alimentares e de roupa sofrerá um aumento significativo e haverá mais famílias a necessitar de apoio, a Associação Gerações, através da “Mão Amiga”, tudo vai fazer para dar as respostas necessárias no apoio familiar de proximidade, direccionando para as famílias em maiores dificuldades todos os bens e produtos alimentares que conseguir obter.



Sem comentários: