Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Câmara de Famalicão e Continental Mabor assinaram “Compromisso de Princípios”

O Município de Famalicão e a Continental Mabor assinaram esta semana um “compromisso de princípios” que viabiliza a construção de um armazém de pneus para a multinacional alemã em Lousado, perto da unidade industrial da empresa, com uma área de 41.000 metros quadrados. O presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, e o presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor, José Carvalho Neto, selaram assim um acordo que vinha sendo negociado entre as partes, que possibilita à Mabor prosseguir o ciclo de investimento planeado que, uma vez completo, lhe permitirá atingir uma produção anual de 20 milhões de pneus. Por seu turno, a autarquia assegura a permanência e crescimento da empresa em território concelhio, com as vantagens que isso implica, quer ao nível de pagamento de impostos (Derrama), quer ao nível dos empregos diretos e indirectos criados.
 Na prática, o compromisso assumido tem em vista a construção de uma nova estrada na freguesia de Lousado, de ligação entre o Loteamento da Carvalhosa e a Estrada Nacional 14, para resposta à pressão que este plano de investimento vai colocar sobre a rede viária existente, que já se manifesta insuficiente para as necessidades atuais da zona, de forte atividade industrial e onde sobressai, para além da MABOR,  as novas instalações da multinacional LEICA.
 A nova via será construída pela Câmara Municipal em terrenos disponibilizados pela Continental MABOR e  terá uma extensão de aproximadamente meio quilómetro e perfil que facilite o trânsito de camiões pesados, desembocando na Estrada Nacional que liga Vila Nova de Famalicão ao Porto, a cerca de quilómetro e meio da entrada da A3,  que dista a sensivelmente meia-hora de viagem do aeroporto Sá Carneiro, do porto de Leixões e da fronteira com o norte de Espanha.  
 Recorde-se que o município de Vila Nova de Famalicão é tida como a capital das empresas alemãs em Portugal, concentrando empresas que produzem marcas de referência mundial, onde se destacam a Mabor e a Leica.  
 Filomena Lamego

Sem comentários: